Depois das férias voltar à rotina e praticar uma alimentação saudável nem sempre é fácil. E perante um dia-a-dia agitado, onde o tempo é precioso, a tentação de recorrer a fast food e comidas pré feitas, nem sempre saudáveis, está sempre à espreita. Contudo, cuidar da sua saúde não tem que ser uma dor de cabeça!  

As marmitas saudáveis ​​são uma resposta muito válida para conseguir praticar uma alimentação nutritiva, mesmo no meio da azáfama diária. Se preparar o seu próprio almoço, consegue controlar melhor o que vai ingerir, e o conteúdo nutricional tende a ser mais equilibrado quando comparado com refeições da restauração coletiva. Ou seja, economiza dinheiro e ainda consegue controlar melhor o seu peso.

Aproveite as dicas e estratégias da Dieta Biotrês para o ajudar na preparação de marmitas saudáveis.

1 – Tenha um plano

A chave para o sucesso de uma marmita saudável ​​é um planeamento inteligente. Se possível, reserve um pouco de tempo para planear as suas refeições da semana, tendo em consideração os seus objetivos alimentares e de gestão de peso. Elabore uma lista de compras com ingredientes frescos e nutritivos, que ajudem a garantir variedade de hortícolas, frutas, carnes, peixes, ovos, cereais integrais, leguminosas, lacticínios magros, sementes e frutos oleaginosos. Este cuidado pode ajudar a poupar tempo e dinheiro. Além disso, é menos provável que tome decisões alimentares mais irrefletidas no decorrer da semana.

2 – Prepare com antecedência

A organização é um fator muito útil quando se trata de preparar marmitas saudáveis. Pode dedicar um dia da semana para preparar algumas refeições com antecedência e deixar refrigeradas. Ou cozinhar em maior quantidade na refeição do jantar para ter sobras disponíveis e levar consigo no dia seguinte.

3 – Aposte na variedade

Experimente diferentes combinações de sabores e de ingredientes. Varie nas cores, texturas e nos temperos. Use diferentes tipos de hortícolas, diversifique as fontes de proteínas, sementes e frutos oleaginosos. Por exemplo, pode adicionar ervas aromáticas frescas, especiarias ou molhos caseiros para salientar o sabor dos alimentos.

4 – Faça combinações equilibradas

Certifique-se de que as suas marmitas são equilibradas em termos de nutrientes. Inclua uma porção adequada de proteína, por exemplo, frango ou peru grelhado, atum, salmão, ovo, tofu ou leguminosas, combinados com uma variedade de legumes e verduras. Pode adicionar cereais integrais, tais como, quinoa ou arroz integral, para obter hidratos de carbono de absorção lenta. Pode usar gorduras saudáveis, como abacate, nozes, amêndoas, azeitonas ou sementes que são importantes para a saciedade e absorção de nutrientes.

5 – Selecione o recipiente adequado

É importante selecionar recipientes adequados para acondicionar as suas marmitas saudáveis. Prefira recipientes de vidro, mas se optar por plástico, tenha o cuidado de usar uma versão isenta de bisfenol A (BPA free). No acondicionamento, pode selecionar recipientes que já têm vários compartimentos, de modo a poder separar os alimentos. É também desejável ter recipientes mais pequenos para poder levar os molhos à parte. E não se esqueça de usar uma mala térmica para transportar as suas refeições, de forma a conseguir uma melhor conservação das propriedades dos respetivos alimentos.

Em suma, a preparação de marmitas saudáveis é uma estratégia inteligente para manter uma alimentação nutritiva, mesmo para quem tem uma vida ocupada. Ao investir um pouco de tempo no planeamento, organização e preparação de marmitas, vai poder desfrutar de refeições mais equilibradas, e assim cuidar da sua saúde de forma prática e saborosa.