alimentacao-cancro

Sabia que pequenas decisões diárias podem moldar a sua saúde e impactar o risco de doenças oncológicas?

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) 30 a 50% dos casos de cancro podem ser prevenidos através da alteração de hábitos de vida. Apesar da alimentação ter um papel importante na prevenção do cancro, importa salvaguardar que nenhum alimento isolado tem o poder milagroso de evitar esta doença.

A Dieta Biotrês® deixa-lhe algumas recomendações sobre alimentação saudável e protetora face a esta patologia que pode integrar no seu dia-a-dia.

1 – Adote um estilo de vida saudável

Pelo menos um terço dos tipos mais comuns de cancro pode ser prevenido através de hábitos de estilo de vida, como, adoção de uma alimentação saudável, prática regular de exercício físico, da cessação tabágica e redução do consumo de álcool.

2 – Prefira alimentos naturais

Dê primazia na sua dieta a alimentos de origem natural, tais como: hortícolas, frutas e leguminosas (ervilhas, favas, feijão, grão, lentilhas, …). Este tipo de alimentos para além de serem ricos em vitaminas e antioxidantes, contém fibras e podem ajudar a reduzir o risco de cancro.

3 – As refeições “rápidas” podem não ser a melhor opção

Existe evidência de que dietas com maior quantidade de “fast food” e outros alimentos processados ​​ricos em gorduras, amidos ou açúcares refinados, levam ao aumento de peso, e são um fator de risco para vários tipos de cancro.

4 – Afaste-se das carnes processadas

Falamos da carne processada que foi transformada por meio de salga, cura, fermentação, defumação ou outros processos para realçar o sabor ou melhorar a preservação. Existe evidência de que o consumo de carne processada aumenta o risco de vários tipos de cancro, em especial o cancro colorretal. Por isso, é aconselhável reduzir o consumo de carne processada, por exemplo, enchidos, carne de fumeiro, bacon, chouriços, linguiça ou salsichas.

5 – Rejeite carnes carbonizadas no churrasco

Grelhar alimentos a temperaturas muito altas pode levar à formação de compostos com potencial cancerígeno na carne. Isso acontece porque a creatinina que está presente na carne quando é exposta a temperatura muito elevada fica queimada, levando à formação de aminas aromáticas heterocíclicas que são cancerígenas. Por isso, é desejável cozinhar os alimentos em temperaturas mais baixas para preservar as suas propriedades e assim evitar a formação desse tipo de substâncias.

6 – Diga não às bebidas alcoólicas

Se consumir álcool, limite o seu consumo. Existe evidência de que o consumo de bebidas alcoólicas está relacionado com vários tipos de cancro (de boca, faringe e laringe, esófago, fígado, colorretal e mama). Esta recomendação é válida para todos os tipos de bebidas alcoólicas, quer seja cerveja, vinho ou bebidas destiladas.

7 – Reduza as bebidas açucaradas

O consumo regular e frequente de bebidas açucaradas em grandes quantidades pode levar ao aumento de peso e contribui para o desenvolvimento de obesidade. E a obesidade por si só também está relacionada com o aumento do risco de vários tipos de cancro. Por isso, a bebida de eleição deve ser a água mineral, aproximadamente 1,5L água por dia.