O termo “calorias” não lhe é desconhecido certo? Calorias é a unidade de medida (de forma correta são quilocalorias) da quantidade de energia presente nos alimentos, e da qual precisamos para viver.

É importante ter consciência das calorias ingeridas, seja em processo de perda, aumento ou até manutenção de peso. Ler rótulos é importante, mas não só a parte das calorias!

Vamos então clarificar: as calorias são todas iguais? Sim! Sendo uma unidade de medida de energia, se compararmos alimentos com as mesmas calorias temos exatamente a mesma quantidade de energia nos dois. No entanto, apesar do mesmo valor calórico não têm necessariamente o mesmo valor nutricional e, por isso, o mesmo impacto no organismo. A composição nutricional do alimento vai determinar a via metabólica que este irá seguir ou ativar.
É certo que, se consumirmos mais calorias do que necessitamos, o corpo vai armazenar o excesso de calorias sob a forma de gordura, ou seja, o excesso de ingestão calórica por si só é prejudicial. Mas 2000 Kcal diárias provenientes de fast-food não são iguais a 2000 Kcal de frutas, legumes, cereais integrais, carne/peixe.

Por um lado, temos fast-food rica em gordura saturada, por outro temos uma alimentação equilibrada rica em fibra, macro e micronutrientes, portanto as mesmas calorias com características nutricionais diferentes. Diferentes nutrientes impactam a saúde de forma distinta. Gordura saturada e/ou açúcares simples em excesso vão aumentar o risco de doenças cardiovasculares e diabetes. Fibra, proteína magra, gordura mono e polinsaturada estão, por outro lado, associados a benefícios para o nosso organismo e redução de risco de diversas doenças.

Portanto já sabe, quando for às compras, não olhe só para as calorias dos alimentos, veja toda a tabela nutricional e a lista de ingredientes. Evite opções ricas em açúcares simples e gorduras saturadas (bolos, bolachas, snacks salgados, fritos) e dê preferência aos alimentos ricos em fibra, hidratos de carbono complexos e proteína de alto valor biológico (cereais integrais, fruta, legumes, carne/peixe/ovos).

Cuide de si! Não controle só a quantidade de calorias, controle, sobretudo, a qualidade das calorias que ingere!