Tensão Pré-Menstrual

Irritabilidade, dores na zona abdominal, retenção de líquidos e mau estar são alguns dos sintomas que antecedem a menstruação, também designada de tensão pré-menstrual (TPM). Se está cansada de sofrer com estes sintomas, então estas dicas são para si!
Fazer algumas mudanças na forma como se alimenta, se exercita e aborda a vida diária, permite minimizar este flagelo da TPM, que leva muitas mulheres a ficar à beira de um ataque de nervos. Experimente as nossas dicas:

1. Incorpore o exercício físico na sua rotina habitual
Faça pelo menos 30 minutos de caminhada rápida, bicicleta, natação ou outra atividade aeróbica na maioria dos dias da semana. O exercício diário pode ajudar a melhorar sua saúde e aliviar sintomas, como fadiga ou mau humor.

2. Reduza o stress
Durma o número de horas adequado, desejavelmente 8 horas por noite. Pratique relaxamento muscular ou exercícios de respiração para ajudar a reduzir dores de cabeça e ansiedade. Porque não experimentar ioga ou massagem de relaxamento?

3. Modifique sua dieta
Evite alimentos que acentuam sintomas da TPM, tais como:

  • Alimentos salgados, que acentuam o inchaço e a retenção de líquidos;
  • Alimentos ricos em açúcar refinado e gordura saturada, associados a maior inflamação;
  • Bebidas estimulantes, com cafeína ou bebidas alcoólicas, pois o seu consumo pode agravar os sintomas da TPM, levando a um aumento do desconforto abdominal e até de retenção hídrica.

Prefira alimentos que reduzem sintomas da TPM, tais como:

  • Água, em quantidade abundante, para se manter hidratada e facilitar a eliminação de toxinas;
  • Morangos, aipo, salsa, pepino, rúcula que são alimentos diuréticos, e combatem a retenção de líquidos;
  • Kiwi, ameixa, papaia, ananás e cereais integrais, alimentos ricos em fibras e hidratos de carbono de boa qualidade, para descongestionar o intestino, equilibrar a flora intestinal e reduzir o desconforto abdominal;
  • Peixes gordos, como salmão, atum ou sardinha, e sementes de chia ou linhaça, são alimentos ricos em ómega 3, um ácido gordo útil na redução da inflamação associada à menstruação;
  • Verduras, cereais integrais, frutos oleaginosos porque são alimentos com vitamina B6, magnésio e ácido fólico que favorecem a conversão de triptofano em serotonina (responsável pela sensação de bem-estar).

Cuidado essencial

  • Opte por refeições pouco volumosas e com intervalos mais frequentes de forma a reduzir o inchaço e a sensação de enfartamento.

Se a menstruação não é uma parte boa da sua vida, tente dar os primeiros passos no caminho da mudança, para aprender a lidar com a TPM. Aos poucos vai descobrir que, se tratar bem de si a cada mês, vai sentir-se melhor.