O queijo é um alimento típico, apreciado por muitos, mas o sabor forte de alguns tipos faz dele um alimento pouco consensual.

O queijo é um alimento obtido a partir do processamento do leite, através de coagulação e dessoramento, que pode ou não sofrer posteriormente o processo de cura. Precisamente o tipo de processamento é que vai distinguir os diferentes tipos de queijo: fresco, curado ou curado pela ação de bolores. O processo de cura é a simples maturação do queijo que torna a sua casca mais dura, a cor mais amarelada e a textura mais consistente. Este processo pode ser mais ou menos durável dependendo do resultado final que se pretende.

Em termos nutricionais, tendencialmente, os queijos curados são mais calóricos e mais ricos em gordura do que os queijos frescos. A gordura presente no queijo é maioritariamente gordura saturada, rica em colesterol. Embora mais ricos em gordura, os queijos curados apresentam uma durabilidade superior em relação aos frescos.

O queijo tem uma boa quantidade de proteína que faz dele um alimento interessante para ser integrado num plano alimentar para emagrecimento, promovendo saciedade e manutenção de massa magra/muscular.

Quando está em dieta, com restrições alimentares que visam o emagrecimento, o ideal será optar por queijos frescos, com um teor de gordura reduzido (< 45%). Na sua ida às compras, faça a comparação de rótulos das várias opções de queijo e escolha os que têm menor teor de gordura (compare sempre as mesmas quantidades). Alegações como magro ou light não significam que pode ingerir sem restrição, mas sim que têm o valor calórico e/ou gordura 30% mais baixo comparativamente ao produto original/tradicional.

Resumidamente, os produtos que existem no mercado mais adequados para um processo de emagrecimento eficaz são: queijo fresco, requeijão, queijo quark, mini queijos (triângulo ou bola), optando sempre pela opção light ou magra. Mas atenção, voltamos a frisar que não devem ser consumidos “à vontade”. Como qualquer alimento, devem ser consumidos com moderação.

Em conclusão:

  • Os queijos curados são mais calóricos e mais ricos em gordura do que os queijos frescos;
  • O queijo tem uma boa quantidade de proteína, o que faz dele um alimento interessante a ser integrado num plano alimentar de emagrecimento;
  • Quando está em dieta, com restrições alimentares que visam o emagrecimento, o ideal será optar por queijos frescos, com um teor de gordura reduzido (< 45%);
  • Os produtos que existem no mercado mais adequados para um processo de emagrecimento eficaz são: queijo fresco, requeijão, queijo quark, mini queijos (triângulo ou bola), optando sempre pela opção light ou magra.