Quando estamos a fazer dieta com o objetivo de emagrecer e atingir um peso mais saudável é deveras importante ter atenção à quantidade de alimentos que ingerimos. Por exemplo, se comer uma bola de pão que pese 100 g em vez de 50 g, está a ingerir o dobro das calorias e a duplicar a quantidade de hidratos de carbono.  Ou seja, quando falamos de nutrição e de emagrecimento saudável o tamanho conta e muito. Se está a tentar emagrecer, a Dieta Biotrês® deixa-lhe 5 dicas que o vão ajudar a controlar melhor o tamanho das porções.

Use louças mais pequenas

Sabemos que para conseguir emagrecer vai ser necessário déficit calórico, ou seja, ingerir menos calorias do que aquelas que despende. Uma forma eficaz de reduzir o tamanho das porções e consequentemente a ingestão de calorias, pode passar por usar pratos e talheres mais pequenos. Experimente trocar o prato raso do jantar pelo prato de sobremesa, ver o prato pequeno cheio até vai ser mais agradável à vista.

Tenha copos medidores

Se não lhe parece fácil saber qual a quantidade certa para comer, pode optar por usar um copo medidor. E não se preocupe, porque não é necessário comprar nenhum utensilio especial para o efeito, pode perfeitamente usar como medida uma chávena de chá, uma concha, uma colher de sopa ou de sobremesa. Esta é uma forma simples de conseguir mensurar as quantidades que está a ingerir. Por exemplo, uma salada com 100 g de alface temperada com 2 colheres de sopa de azeite contém 141 calorias, mas essa mesma salada temperada com 1 colher de sobremesa de azeite e 1 colher de sopa de vinagre contém apenas 53 calorias. Regra geral, não haverá necessidade de pesar os hortícolas, mas faz sentido medir a quantidade de azeite que adiciona ao tempero, pois apesar de ser uma gordura de boa qualidade tem um valor energético extremamente elevado.

Experimente pesar os alimentos

A balança de alimentos não precisa ficar fechada no armário à espera do dia de festa em que vai pesar os ingredientes da receita do seu bolo preferido. Experimente pesar a porção de carne ou peixe da sua próxima refeição, para ter uma melhor perceção do que habitualmente come. Por exemplo, o impacto de comer um lombo de salmão grelhado com 150 g, que contém 464 calorias, é completamente diferente de comer uma porção de 100 g, que contém 309 calorias. Na prática só irá precisar de pesar os alimentos, nas primeiras vezes, assim que for ganhando uma melhor perceção visual do tamanho da porção adequada, pode deixar de pesar. Existem inclusivamente alguns manuais de pesos e porções que pode consultar, mas o melhor é sempre aconselhar-se com o nutricionista.

Atenção às sobras

É verdade que não se deve estragar comida, seja pelo impacto económico, social ou ecológico. Contudo, após a refeição, comer só mais um bocadinho da comida que restou do tacho ou do prato do filho ou do neto, não o vai ajudar certamente a alcançar melhores resultados de emagrecimento. Por isso, faz sentido planear e cozinhar na quantidade adequada face ao número de pessoas que irão comer. Mas se efetivamente existirem sobras, pode optar por refrigerar ou congelar. E se for a um restaurante também pode pedir apenas meia dose, ou para embrulhar as sobras no final da refeição.

A ordem importa

Comece a refeição pelos alimentos menos calóricos. Inicie a refeição com uma entrada de vegetais, ou seja, coma a salada, a sopa de legumes ou os vegetais cozidos/salteados em primeiro lugar, depois a fonte de proteína (carne, peixe ou ovo) e finalize com os hidratos de carbono complexos, tais como: a batata com casca, o arroz integral ou a massa integral. Deste modo consegue saciar o estômago com mais fibras provenientes dos legumes e será mais fácil reduzir a porção dos alimentos que têm maior densidade energética.