Já alguma vez se questionou porque é que os ursos polares são gordos? (Entenda-se gordos como com grande camada adiposa e volume corporal!) A resposta é mesmo essa: para conseguirem enfrentar as temperaturas gélidas do Ártico!

Todos nós já nos apercebemos que pessoas com excesso de peso ou obesidade tendem a sentir menos frio do que os indivíduos de peso normal ou baixo peso. Quem não conhece aquela pessoa que mesmo com baixas temperaturas usa t-shirt? É muito habitual que, após o emagrecimento, as pessoas se queixem que se tornaram mais friorentas. Existe então uma relação entre o excesso de peso e a sensação térmica? A resposta é sim. E há 2 razões que o explicam.

Primeira: a camada de gordura funciona como isolante térmico natural. A gordura é um mau condutor de calor, desta forma será mais difícil a passagem do calor corporal interno para o exterior, resultando numa manutenção mais eficaz da temperatura corporal e consequentemente menor sensação de frio.

Segunda: está relacionado com o volume corporal. Quanto maior for a superfície corporal, mais lenta será a perda de calor. Pessoas com excesso de peso ou obesidade possuem um volume corporal superior, o que dificulta a passagem de calor para o ambiente. Pense no exemplo: um pedaço de carne, quanto maior ele for, mais difícil fica a sua congelação. É o mesmo que acontece a alguém corpulento. Então e se considerarmos um indivíduo corpulento, mas não com excesso de gordura, alguém musculado? Sentem menos frio também? Sim!! O fator volume corporal funciona aqui, da mesma forma que em alguém com excesso de peso ou obesidade.  No entanto, adicionamos aqui o fator massa muscular. Mais massa muscular significa, à partida, menor sensação de frio porque o músculo gera calor extra, devido ao seu metabolismo que é superior ao da gordura.

Ainda assim, a temperatura corporal não depende só do fator gordura/volume corporal. Fatores como idade, género, metabolismo da glicose relacionam-se também com o conforto térmico. No caso do género, sabe-se que os homens têm uma maior capacidade de se adaptarem às alterações de temperatura que as mulheres.

Resumindo: Porque é que quando se perde peso se tem mais frio? Porque reduzimos massa gorda e volume corporal. Contudo nunca será assim tão linear porque dependerá sempre doutras variáveis.

Está a pensar adiar o seu objetivo de emagrecimento só porque estamos no inverno e vai sentir mais frio? Não faça isso! Estamos num novo ano, isto significa recomeços e resoluções! Ano novo, peso novo! Apesar de tudo, a sensação de frio é algo psicológico e multifatorial! Temos ao seu dispor estratégias que o ajudarão a manter ou alcançar o conforto térmico durante ou após o processo de emagrecimento. Aconselhe-se com o seu nutricionista!