Sabia que cerca de 70% do corpo humano é constituído por água? Só por este facto já se consegue perceber a importância da sua ingestão. A água é um elemento essencial na nossa alimentação, e por isso tem um lugar de destaque na roda dos alimentos, o centro.

Porque razão é tão importante beber água? Damos-lhe boas razões para o fazer.
A água tem essencialmente uma função reguladora e de transporte. É essencial no transporte de nutrientes para as células e no transporte de substâncias tóxicas para excreção. Regula a temperatura corporal, o trânsito intestinal e o desempenho do organismo em diversas reações que ocorrem no nosso corpo. Para além disto, tem a vantagem de ajudar na manutenção do peso na medida em que promove saciedade e não tem calorias!

O que acontece se ficar desidratado?
Já percebeu que a água tem um papel primordial em várias funções do nosso organismo. Provavelmente até já ouviu dizer que o corpo humano aguenta muito mais tempo sem alimentos do que sem água. E é de facto verdade!
Não ingerir água suficiente pode levar a sintomas como: tensão arterial baixa, fraqueza, tonturas, cefaleias, entre outros. Uma forma simples de perceber se está desidratado é controlar a coloração da urina. O ideal é que a urina seja praticamente incolor, se está amarelada ou escura é sinal que tem que reforçar o consumo de líquidos.

Que quantidade de água devo ingerir?
A quantidade de água que deve beber depende de vários fatores: clima, atividade física, idade, peso, entre outros. Em relação ao peso, existe um cálculo fácil e rápido para saber a quantidade de água que necessita diariamente: multiplique 35ml pelo seu peso corporal. Imagine uma pessoa com 60 kg, deve ingerir 2100 ml (35×60), ou seja, 2,1 litros de água por dia. Isto é apenas uma estimativa. Nestes meses quentes, quando ocorre maior perda de água pelo organismo devido ao calor, a hidratação tem ainda mais importância, devemos por essa razão, aumentar o consumo de água e/ou líquidos de uma forma geral.

Se não gosta de água simples, saiba que não é só através da ingestão de água que podemos garantir uma hidratação adequada. Os próprios alimentos são fontes de água: legumes, fruta, sopa vão ajudar a complementar a ingestão de líquidos que é imprescindível. Para os não amantes de água são boas estratégias as águas aromatizadas (com pau de canela, pepino, hortelã, fruta), chás, tisanas são excelentes alternativas.
Mesmo com sabor diferente não se lembra de beber líquidos? Crie rotinas, beba 1 copo de água logo ao acordar e antes de todas as refeições ao longo do dia. Se o fizer facilmente atinge a ingestão ideal. Nos dias de hoje e com recurso às novas tecnologias fica mais simples. Instale uma app que o lembre de x em x tempo que deve beber água. Tenha sempre consigo a sua garrafa para se lembrar frequentemente de beber. Não há desculpas!

Este verão, mantenha-se hidratado!