alcool na dieta

Beber um copo de cerveja, ou vinho, é algo comum e considerado até saudável, mas qual será o papel destas bebidas alcoólicas num processo de perda de peso?

São comuns as notícias nos meios de comunicação que, com base em estudos científicos, alegam que a cerveja e o vinho podem ser benéficos para a saúde, quando ingeridos com moderação. Ora, quando a vontade de beber se alia à aprovação da ciência e à aceitação social, parece ainda mais aliciante ingerir bebidas alcoólicas. Contudo, devemos ressalvar que, dependendo da quantidade consumida, o álcool pode apresentar efeitos positivos ou negativos para a saúde.

Abaixo, partilhámos consigo as calorias que as bebidas alcoólicas acrescentam ao plano alimentar:

  • 1g de proteína contém 4 calorias
  • 1g de hidratos de carbono contém 4 calorias
  • 1g de gordura contém 9 calorias
  • 1g de água contém 0 calorias
  • 1g de álcool contém 7 calorias

Informação da composição nutricional da cerveja e do vinho

Por 100ml Calorias Proteínas Hidratos de carbono Dos quais açucares Álcool
Cerveja branca com álcool 30g 0,4g 0,5g 0,5g 3,7g
Cerveja sem álcool 7g 0,3g 1,5g 1,2g 0g
Vinho maduro branco 72g 0,1g 1,2g 1,2g 9,6g
Vinho maduro tinto 66g 0,1g 0,2g 0,2g 9,2g

Apesar do álcool fornecer energia ao nosso corpo, não pode ser considerado um nutriente, uma vez que a sua energia não é acumulável, nem essencial para o seu funcionamento. Proteínas, hidratos de carbono, gorduras e água são essenciais ao nosso organismo, enquanto o álcool, pelo contrário, é uma substância com efeito tóxico para o nosso corpo. As bebidas alcoólicas não constam na Roda dos Alimentos Portuguesa, pelo que, a ingestão deste tipo de bebidas diariamente não é aconselhado.

Efeitos das bebidas alcoólicas no organismo

Sendo o álcool uma das maiores drogas de consumo lícito, habitual e por vezes diário, não é demais recordar que o seu consumo excessivo está relacionado com desenvolvimento de:

  • depressão do sistema nervoso central e alterações comportamentais
  • doenças cardiovasculares
  • doenças hepáticas
  • doenças gastrointestinais e problemas de desnutrição
  • alterações do sistema reprodutor
  • aumento do risco de desenvolvimento de cancro

Adicionalmente, o efeito tóxico do álcool na mucosa intestinal também interfere na absorção de nutrientes, nomeadamente de vitaminas do complexo B e aminoácidos, algo que contribui para a perda de massa muscular e dificulta a sua reparação.

Para concluir, ingerir um copo de vinho ou cerveja numa ocasião especial é possível, mas ingerir bebidas alcoólicas em quantidade e de forma regular é desaconselhado, assumindo especial prejuízo quando se está num processo de emagrecimento. As bebidas alcoólicas são prejudiciais no emagrecimento contribuindo para o ganho de peso, pelas calorias vazias que o álcool acrescenta ao plano alimentar, pelo efeito tóxico do álcool no nosso organismo e ainda por levar à perda de massa muscular.

Se quer emagrecer com sucesso, aconselhe-se com um nutricionista DIETA BIOTRÊS® e alcance um peso saudável.