O poder dos frutos vermelhos

Os frutos vermelhos são, sem dúvida, dos frutos mais apreciados por todos.

Para além do seu sabor, as deliciosas amoras, arandos vermelhos, framboesas, morangos e até mirtilos, são também agentes altamente benéficos ao nível da saúde, com fortes vantagens nos seguintes pontos:

  • Prevenção do envelhecimento precoce;
  • Prevenção de doenças cardiovasculares;
  • Redução da inflamação;
  • Reforço do sistema imunitário.

Estes benefícios são possíveis graças às substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias naturalmente presentes nos frutos vermelhos.

Diferenças e vantagens dos Frutos Vermelhos

No seu geral, os Frutos Vermelhos são alimentos pouco calóricos, com baixo teor de açúcares e ricos em vitamina C. Confira as principais diferenças e mais-valias de cada um dos alimentos que constituem esta família.

Amoras

São ricas em vitamina C, K, ácido fólico, flavonoides, fibra. Contribuem para a prevenção do envelhecimento prematuro, regulação do açúcar no sangue tem ação anti-inflamatória.

Arandos vermelhos

Estes frutos têm sido usados para o bem-estar da bexiga e das vias urinárias, pois contêm proantocianidinas que ajudam a prevenir a adesão de bactérias à parede do trato urinário, evitando infeções urinárias. São ainda ricos em vitamina C, flavonoides e fibras.

Framboesas

Contêm vitamina C, manganésio e fibras. Os polifenóis presentes nas framboesas podem reduzir o risco de doenças cardiovasculares, pois evitam a acumulação de plaquetas e reduzem a pressão arterial por serem anti-inflamatórios. Como é pouco calórica e rica em fibra esta fruta também auxilia no emagrecimento.

Morangos

Incluir morangos na sua alimentação confere propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias à sua dieta. Ricos em vitamina C, reconhecidos pela sua atividade antioxidante e útil na formação de colagénio, o que, aliado ao baixo teor de açúcar, faz dos morangos uma excelente opção no emagrecimento e na manutenção do aspeto da pele.

Mirtilos

Contêm antocianinas que têm efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios, para além de serem responsáveis pela sua cor. Estes frutos têm uma boa quantidade de vitamina K, C, manganésio e de fibras. A sua riqueza em antioxidantes contribui para diminuir o risco de doenças associadas ao stress oxidativo.

Composição nutricional de cada um dos Frutos Vermelhos, por 100g de fruta.

Amoras Arandos Vermelhos Framboesas Morangos Mirtilos
Energia

Calorias

43 kcal 46 kcal 52 kcal 32 kcal 57 kcal
Hidratos de Carbono 10,2g 12,2g 11,9g 7,7g 14,5g
Dos quais Açucares 4,9g 4,0g 4,4g 4,9g 10,0g
Proteína 1,4g 0,4g 1,2g 0,7g 0,7g
Lípidos 0,5g 0,1g 0,7g 0,3g 0,3g
Fibra 5,3g 4,6g 6,5g 2,0g 2,4g
Vit. C 21,0mg 13,3mg 26,2mg 58,8mg 9,7mg

Fonte – Nutrition Data

Para usufruir ao máximo das características nutricionais dos frutos vermelhos, o ideal é consumi-los de acordo com a sazonalidade. Como são bastante versáteis, pode adicioná-los nas saladas, sumos de fruta, iogurtes, nos cereais de pequeno-almoço, muffins ou panquecas.

Inclua frutos vermelhos na sua alimentação e usufrua de maior vitalidade e bem-estar! Conte sempre com a Dieta Biotrês para uma vida mais saudável.