O Que Ter na Despensa Durante a Quarentena

O isolamento profilático é uma das principais medidas de prevenção que está a ser implementada contra a propagação do Covid-19.
Embora o governo português tenha informado que o abastecimento de supermercados está assegurado, a verdade é que se tem verificado uma afluência maior a estas superfícies e um aumento do volume de compras por parte dos consumidores, com o objetivo de armazenar alimentos para este período.

Assim, damos-lhe algumas sugestões sobre o que deve ter na sua despensa durante a quarentena, de forma a conseguir continuar a sua Dieta e gerir as suas compras da melhor forma. 

Faça uma lista de compras consoante as suas necessidades

Durante a semana, vá construindo uma lista do que necessita em sua casa. Planeie o abastecimento de alimentos para uma semana, ou eventualmente duas, e opte por selecionar alimentos com prazo de validade longo.

Faça uma utilização racional dos produtos frescos

Faça uma previsão da média de vegetais que consome por dia e tenha atenção que alguns legumes podem ser de durabilidade menor, como, por exemplo, a alface. Opte por legumes com maior durabilidade, tais como o alho francês, a curgete e a beringela.
Outra opção muito interessante são os legumes congelados, tão nutritivos como os frescos e com a vantagem de serem mais fáceis de conservar. Opte, por exemplo, pelos espinafres, a curgete, o alho francês, os brócolos, grelos, entre tantos outros. Pode cozê-los, salteá-los, cozinhá-los a vapor ou até mesmo utilizá-los em sopas.

Utilize alguns alimentos embalados ou enlatados

Estes alimentos poderão ser interessantes uma vez que têm um prazo de validade mais alargado. Por exemplo, a aveia é um produto com um prazo de validade alargado e, sendo permitido na Dieta, pode ser interessante ter um pacote a mais na sua despensa. O mesmo acontece com o leite e bebidas vegetais.
Quanto aos enlatados, opte pelos cogumelos, rebentos de soja, salsichas de aves ou atum ao natural ou em azeite visto que estas são boas opções que incorporar nos seus pratos principais.
Por outro lado, poderá congelar os produtos com menos prazo de validade como, por exemplo, o pão recomendado da Dieta. Poderá comprar duas ou mais embalagens e congelar o pão para, sempre que necessário, descongelar a porção que irá consumir no dia seguinte.

Compra moderada de laticínios frescos

Quanto aos iogurtes e queijos, como são produtos com um prazo de validade inferior, tente aproveitar para trazer alguns que tenham um prazo mais alargado, mas tendo em conta que muito provavelmente será entre 3 dias (no caso dos queijos, nomeadamente frescos) e 7 a 9 dias (no caso dos iogurtes ou queijo de fatias).
No caso das manteigas, margarinas ou queijo de barrar o prazo tende a ser maior, contudo, não os adquira em quantidades excessivas.
Coloque os alimentos no frigorífico segundo o sistema “First Expire, First Out”, ou seja, o primeiro cujo prazo de validade expirar deve ser o primeiro a sair.

Ao seguir as nossas dicas, não comprará excessivamente, reduzindo a probabilidade de estragar alimentos e contribuindo também para que todos tenham acesso aos bens alimentares. Com respeito e moderação, haverá alimentos para todos.