Como ter um Natal mais saudável?
Com a chegada desta época, chega também a vontade imensa de festejar, estar com a família e amigos em momentos que incluem sempre refeições e, geralmente, mais calóricas que o habitual.

Se está em processo de emagrecimento e reeducação alimentar, todas estas dinâmicas podem causar alguns receios.

No entanto, o Natal deve ser vivido como uma época única e especial que acontece apenas uma vez por ano. Deve preocupar-se com a sua alimentação sobretudo durante o resto do ano, permitindo-se nestas datas usufruir das tradições.

Ainda assim, usando as tradições e refeições típicas como mote, há sempre hipótese de transformar a nossa mesa de natal numa mesa saudável e com tentações sem culpa!

Aqui ficam algumas dicas para tonar o seu Natal mais saudável:

Use adoçante em vez de açúcar

Com esta simples alteração vai tornar as sobremesas de natal substancialmente menos calóricas sem prescindir do sabor. Use stevia, xilitol ou eritritol. Todas as opções são válidas para serem usadas a altas temperaturas e pode usar na mesma proporção do açúcar refinado.

 

Substitua farinha tradicional de trigo por farinha de amêndoa ou de coco

Muitos são os doces de natal que contêm farinha de trigo na lista de ingredientes.
Para além de conter glúten, a farinha de trigo é uma fonte de hidratos de carbono. Com a alteração para a variante de amêndoa ou coco está a transformar a composição nutricional do seu prato. Neste caso não o tornará menos calórico, mas vai torná-lo numa alternativa reduzida em hidratos de carbono e mais rica em gorduras boas.

 

Use o pão recomendado na dieta para as rabanadas

As rabanadas ou fatias douradas são dos doces mais típicos do natal. Porque não fazer uma versão light usando o pão recomendado na Dieta Biotrês®? Faça a mesma receita, substitua apenas o pão tradicional (cacete) pelo pão integral fatiado. Resultado final: menos calorias, menos hidratos de carbono. Missão cumprida!

 

Modere as quantidades sobretudo dos hidratos de carbono

Na hora de se sentar à mesa pense nas quantidades que vai ingerir. Usar um prato de sobremesa e não repetir são algumas estratégias. O prato típico do natal em sua casa é bacalhau cozido com batata e couve? Opte por consumir apenas o bacalhau e a couve. Use uma quantidade maior de hortícolas e evite os farináceos como acompanhamento. Evite o pão durante a refeição, perde facilmente a noção do que come para além de que vai ter a tentação de o molhar em azeite!

 

Faça o seu próprio bolo-rei, ou melhor, bolo-rainha

Há alguém prendado na família que costuma fazer o bolo-rei? Que tal alterar a receita? Para além das alterações sugeridas anteriormente, o ideal será dispensar a utilização de frutos cristalizados, usando apenas frutos secos, ou seja, fazer um bolo-rainha. Os frutos cristalizados contêm uma grande quantidade de açúcar adicionado (obrigatório para o processo de cristalização), se os retirarmos da receita estamos obviamente a troná-la mais saudável e menos calórica.

Somos com certeza adeptos da máxima “o tradicional é bom”. Neste caso, o objetivo será manter tradições, adaptando-as  sem renunciar ao sabor e à magia desta época festiva. Seguindo estas dicas vai perceber que ficará muito mais simples gerir o seu peso e manter-se saudável, mesmo nesta altura do ano em que isso parece tarefa impossível.

Feliz natal com a Dieta Biotrês®