Sofre de fadiga, fraqueza, palidez ou falta de ar? Se sim, saiba que este tipo de sintomas podem ser causados por anemia. A anemia é uma condição clínica em que o sangue tem uma capacidade reduzida de transportar oxigénio devido a uma baixa concentração de glóbulos vermelhos (hemoglobina) ou anomalias na sua formação. A Dieta Biotrês® deixa-lhe 6 dicas para o ajudar a combater a anemia.

Inclua alimentos ricos em ferro na sua alimentação

O ferro é um nutriente essencial para a produção de hemoglobina. Para aumentar o seu aporte pode incluir na sua dieta alimentos que sejam fontes de ferro, tais como: gema de ovo, vísceras, carne vermelha, frango, peixe, leguminosas, espinafres, beterraba, etc.

Privilegie o consumo frutas ricas em vitamina C

Existem dois tipos de ferro, o ferro heme, proveniente de alimentos de origem animal e ferro não heme proveniente de alimentos de origem vegetal. O ferro heme é bem absorvido pelo organismo, contudo o ferro não heme deve de ser associado a fontes de vitamina C, para melhorar a sua absorção. Por isso, quando comer legumes, leguminosas ou sementes ricas em ferro não se esqueça de completar a refeição com alimentos que contenham vitamina C. Os frutos cítricos (laranja, tangerina, mandarina, limão), os morangos e o kiwi são uma boa opção.

Não se esqueça da vitamina B12 e dos folatos

O baixo consumo de vitamina B12 e de folatos também pode contribuir para o desenvolvimento de anemia. Consegue encontrar vitamina B12 na carne, peixe ovos e laticínios. Já os hortícolas de folhas verde escuras, como espinafres, brócolos ou couves, são boas fontes de folatos.

Distancie o consumo do café e do chá das refeições

A cafeína presente no café e a teína presente no chá podem reduzir a absorção de ferro. Por isso, para assegurar uma boa absorção de ferro procure distanciar o consumo de chá e café de, pelo menos, 2 horas das refeições que contenham alimentos que sejam fontes de ferro.

Evite consumir leite e derivados durante ou depois das refeições

Os lacticínios (leite, queijos e iogurtes) e sobremesas lácteas, também podem prejudicar a absorção do ferro, dado que existe competição entre a absorção dos minerais cálcio e ferro. Por exemplo, evite consumir iogurte ou sobremesa láctea, após o almoço ou jantar.

Aconselhe-se um profissional de saúde

Procure orientação profissional no diagnóstico e tratamento de anemia, em caso de necessidade pode ser adequada a toma de suplementos alimentares de ferro, de vitamina B12 e/ou de ácido fólico (a forma sintética do folato).

Se a anemia é um problema para si, não hesite em consultar um nutricionista para o ajudar a restruturar a sua alimentação, com o plano alimentar certo, é possível recuperar a energia e vitalidade.