A época mais doce do ano chegou! As celebrações antecipadas, os jantares de amigos, a festa de Natal do emprego, o amigo secreto, a corrida aos centros comerciais em busca da prenda perfeita para os entes queridos, ao som de “All I Want for Christmas Is You”. E no meio de toda esta animação, dos chocolates e das mesas repletas de doces tradicionais irresistíveis… chega aquele receio habitual: “Será que não vou conseguir manter a minha dieta, e aumentar de peso?”
A Dieta Biotrês® deixa-lhe algumas estratégias simples para o ajudar a equilibrar o prazer e a saúde — sem extremismos. Sim, é possível celebrar o Natal sem sabotar a dieta! Yes we can💪
- Procure o espírito de Natal
O espírito de Natal não está no prato… o espírito de Natal está nas conversas, nos abraços, nas gargalhadas. Oferece um sorriso, partilha afeto, faz por estar presente…. Sim, as iguarias de Natal são deliciosas, mas nada substitui as pessoas, os momentos e a conexão.
- Faça escolhas conscientes
Antes de servir o prato, dê uma volta pela mesa ou buffet. Selecione aquilo que realmente aprecia. Coloque num prato uma pequena porção daquilo que quer provar e procure não repetir. Escolha bem e aprecie cada garfada.
- Blocker para que te quero
Nestas ocasiões em que sabe que não vai cumprir a dieta a 100 %, pode tomar Dieta Biotrês® Blocker 15 minutos antes de refeições mais calóricas. Salvaguarda-se que não deve ser tomado por pessoas com alergia a crustáceos e marisco.
- Evite ir com fome para a mesa
Se é adepto de: “vou passar fome e saltar refeições para depois poder comer o que me apetecer” … atenção! Essa pode ser uma estratégia muito enganadora. Chegar ao momento da refeição com muita fome, pode contribuir para que perca controlo do apetite e coma em demasia. Não se esqueça de beber bastante água e fazer refeições saudáveis e ligeiras ao longo do dia.
- Bebidas não pagam dívidas
As calorias das bebidas também contam! Sumos, refrigerantes açucarados, vinho e bebidas destiladas podem fazer somar muitas calorias ao seu plano alimentar. Qual a máxima a ter em conta? Alterne cada bebida alcoólica com um copo de água mineral ou com gás e limão. Assim melhora a sua hidratação e consome menos calorias.
- Hortícolas em primeiro lugar
Pode parecer básico, mas funciona: se começar pela salada, sopa ou legumes, vai conseguir controlar melhor o apetite e ter mais equilíbrio à mesa. Priorize hortícolas, fibras e fontes de proteína magra. Deixe os pratos mais calóricos para depois, sempre em porções menores.
- O verdadeiro gosto está em saber esperar
O Natal não é um evento gastronómico com duração de um mês! Reserve as iguarias natalícias para a ceia de 24 ou o almoço de 25 de dezembro, e faça por manter equilíbrio e manter uma rotina alimentar regrada no restante mês. Até lhe vai saber melhor quando comer no momento certo.
Desfrutar do Natal e manter o equilíbrio não têm de ter sentidos inversos. Com alguns cuidados simples, pode usufruir o melhor do Natal com saúde e sem culpa. E lembre-se: é mais impactante para a sua saúde aquilo que faz de modo consistente 365 dias por ano, do que exceções pontuais, em momentos isolados. Se sabotou a dieta, não se penalize, retome o equilíbrio com naturalidade e continue a cuidar de si. Boas festas.