É certo e sabido que para preparar a pele para a exposição devemos usar protetor solar, mas não é só esse o cuidado que deve ter. O que come tem um papel relevante na proteção da pele contra os danos causados pelos raios solares. Alimentos ricos em antioxidantes, vitaminas e minerais ajudam a nutrir a pele e a reduzir o impacto do sol. A Dieta Biotrês® explica-lhe que alimentos deve incluir na sua dieta para preparar melhor a saúde sua pele para o verão.
Frutas ricas em antioxidantes
As frutas com alto teor em antioxidantes são fundamentais para combater os radicais livres causados pela exposição solar. Nesse aspeto os frutos vermelhos, tais como mirtilos, framboesa e morangos são uma boa opção. O kiwi, a papaia e os citrinos (como a laranja e o limão) também são importantes devido ao seu elevado teor de vitamina C, que para além de ter uma ação antioxidante, favorece a produção de colagénio e melhora a resistência da pele ao sol. Incluir estas frutas na sua dieta contribui para uma pele mais saudável e menos propensa a irritações. Como a vitamina C é uma vitamina termolábil, ou seja, é sensível à temperatura e pode ser degradada ou perder a sua atividade quando exposta a calor, para preservar esta vitamina C é recomendável consumir estes alimentos em cru.
Hortícolas que protegem a pele
Legumes como a cenoura, a abóbora, a batata doce e beterraba são ricos em betacaroteno, um precursor da vitamina A que ajuda a manter a integridade da pele e a sua capacidade de se regenerar. O betacaroteno atua como um filtro natural, aumentando a proteção da pele contra danos solares. Já o tomate e o pimento vermelho contêm licopeno também muito relevante na proteção cutânea. Cozinhar estes alimentos na medida certa e temperar com um fio de azeite ajuda a libertar e melhorar a absorção do betacaroteno e do licopeno. Também as verduras de folha verde escuras, tais como o espinafre, rúcula, brócolos e a couve, contêm luteína e zeaxantina, antioxidantes que protegem as células da pele e reduzem a inflamação causada pelo sol.
Peixes ricos em ómega-3
Os ácidos gordos ómega-3, presentes em peixes como: o salmão, o atum, a sardinha e a cavala, ajudam a reduzir a inflamação da pele provocada pelos raios UV. Estes nutrientes contribuem para a manutenção da barreira cutânea e para a reparação celular depois do sol. As sementes de chia, de linhaça, as nozes e o azeite são fontes adicionais de gordura saudável que mantêm a pele mais hidratada e com mais elasticidade.
Frutos oleaginosos e sementes
A vitamina E atua como um protetor contra a oxidação das células da pele. Ela ajuda a neutralizar os radicais livres e pode contribuir para a reparação dos tecidos danificados. Pode incluir vitamina E na sua dieta através de frutos oleaginosos, como avelãs e amêndoas, sementes ou óleo de girassol. Como a vitamina E é lipossolúvel, esta é melhor absorvida na presença de uma fonte de gordura.