artigo-alimentos ácidos-vs-alimentos alcalinos

Dieta do pH é-lhe totalmente desconhecida? Ultimamente ouve-se falar bastante desta dieta que dá primazia à ingestão de alimentos alcalinos em prol dos alimentos ácidos. Mas será que isto faz realmente sentido? Com que finalidade devemos consumir apenas ou maioritariamente alimentos alcalinos? A Dieta Biotrês® esclarece-o!

 

Importante, antes de mais, conhecer o conceito de pH. O pH (potencial de hidrogénio) é o índice que permite diferenciar a acidez, neutralidade ou alcalinidade de um meio. O índice varia de 0 a 14, sendo que, 0 a 6.9 = acidez, 7 = neutro e de 7.1 a 14 =alcalino ou básico.

 

Ao que parece, a ideia da adoção de uma alimentação alcalina prende-se com a suposta capacidade de esta conseguir alterar o pH sanguíneo e ser, dessa forma, preventiva de determinadas doenças como o cancro. Na realidade não é isso que acontece. O pH do que comemos não vai afetar o pH do sangue, apenas tem interferência no pH da urina. Trata-se apenas de mais uma dieta “da moda” que pode iludir os menos informados.

 

A dieta alcalina privilegia a utilização de alimentos alcalinos, sobretudo hortícolas e frutos e exclui ou diminui o consumo de alimentos ácidos como carne, peixe, ovos, queijo e grãos. Muito semelhante ao padrão alimentar vegetariano, promete alcalinizar o organismo, já que a acidez parece tornar o corpo mais vulnerável ao aparecimento de doenças. Esta premissa não tem evidência científica até ao momento. O corpo humano predispõe de um mecanismo exímio que regula a sua acidez/alcalinidade – homeostase – bem como regula outros processos no organismo para que se mantenha o equilíbrio. Para que entenda quão exigente é este mecanismo de regulação, o pH do sangue varia entre 7.35 e 7.45, sendo que a vida humana é incompatível fora destes valores

 

A vantagem da “dieta alcalina” está associada à qualidade nutricional dos alimentos alcalinos (riqueza em vitaminas, minerais, fibra) e não ao seu pH nem ao seu poder alcalinizante. Por outro lado, se limitamos a nossa alimentação apenas a alimentos alcalinos, vamos desenvolver carências nutricionais pela não ingestão de outros alimentos importantes com outros nutrientes que os alimentos alcalinos não contêm.

Não se deixe enganar, o importante é ter uma alimentação variada, incluindo alimentos de todos os grupos alimentares, mantendo o equilíbrio. Essa é a melhor forma de prevenir doenças!

Consulte um nutricionista para indicações personalizadas: www.dietabiotres.pt/onde-estamos/