Sabia que a disposição dos alimentos no supermercado está estrategicamente pensada para levar o consumidor a fazer compras por impulso? É importante ter noção disto e ser assertivo na ida às compras para evitar trazer mais do que o que precisa.
Mas será que sabe fazer as melhores escolhas quando deparado com dezenas de opções que existem no mercado do mesmo alimento? Vamos dar-lhe uma ajuda!

Nos dias que correm e, devido ao exponencial crescimento do mercado alimentar e da elevada concorrência que existe, somos constantemente assediados com publicidade de novos produtos alimentares, que tornam muito difícil a escolha por parte do consumidor. Tal como na moda, na alimentação também existem tendências e assistimos de forma recorrente à tentativa das marcas responderem ao aumento da procura de determinados alimentos.
Siga estes conselhos na hora de ir às compras:

Faça uma lista de compras
Identifique previamente o que lhe faz falta, verificando os armários e a despensa. No momento da ida ao supermercado apenas se deve cingir àquilo que colocou na lista. Poupa tempo e dinheiro!

Vá direto aos corredores que precisa
Não dispersar é um bom truque. Hoje em dia os corredores dos supermercados têm a identificação dos produtos que estão lá colocados em cartazes. Utilize esta informação e vá apenas aos corredores que correspondem a produtos que precisa.

Tenha atenção às calorias, e não só!
Na hora de escolher os géneros alimentícios embalados é importante verificar o rótulo. Está habituado a verificar apenas o valor calórico? Não é suficiente. Verifique também a quantidade de gordura saturada e açúcar, quanto maior quantidade destes nutrientes, menor a qualidade nutricional do alimento em questão. Compare vários dentro do mesmo tipo e faça as melhores escolhas.

Quanto menos processado for o alimento, melhor!
Ainda no rótulo é importante verificar a lista de ingredientes. O ideal será que o alimento tenha uma lista de ingredientes pouco extensa e sem muitos “E’s”. Quanto mais ingredientes tiver, incluindo conservantes e/ou corantes, significa que mais processado é o alimento. Faça escolhas mais simples e mais saudáveis.

Usufrua do personal shopper no supermercado
Há alguns supermercados e nutricionistas a disponibilizar o serviço de personal shopper ou nutritional shopper. Trata-se de um acompanhamento ao supermercado com um profissional que o ajudará a conhecer melhor os alimentos e a fazer melhores escolhas e acordo com o seu objetivo.

Tire dúvidas com o seu nutricionista
Ninguém nasce ensinado, não é verdade? Adquirir a competência de fazer as melhores opções nas compras não é uma tarefa fácil e, ainda menos nos dias de hoje, em que há vários supermercados e cada um com ofertas distintas. Se é acompanhado em consulta de nutrição tire partido disso. Esclareça todas as suas dúvidas na consulta. Tire fotos aos rótulos (ingredientes e informação nutricional) e questione se/quais serão as escolhas mais adequadas.

Se ainda não é acompanhado em consulta de nutrição e tem interesse, procure aqui onde nos pode encontrar: https://www.dietabiotres.pt/onde-estamos/