Manter a Dieta em Viagem

Estar de férias e viajar é uma das melhores formas de explorar novos lugares, culturas e sabores. No entanto, pode ser desafiante manter uma dieta equilibrada e acabar por descurar a rotina alimentar quando está em viagem. Comer fora, experimentar novas iguarias e nem sempre ter acesso à cozinha, dificulta a manutenção de uma alimentação saudável.

Felizmente a Dieta Biotrês® deixa-lhe algumas dicas práticas que podem ajudá-lo a manter a dieta enquanto estiver em viagem.

1 – Planeie um itinerário gastronómico

Antes de viajar, pode pesquisar os restaurantes e supermercados locais, assim como as opções de comidas saudáveis ​​disponíveis naquela região, dentificando quais os restaurantes que não quer deixar de experimentar. Deste modo consegue tomar decisões práticas sobre o que comer enquanto está de férias, sem ter que improvisar à última hora. Se ficar hospedado em hotel pode tentar perceber se existe frigorífico (minibar) onde possa preservar alimentos da sua conveniência, por exemplo: gelatinas light ou queijos light mini.

2 – Leve os seus lanches a viajar

Leve alguns lanches saudáveis consigo, tais como: uma sandes mista de pão integral, frutos oleaginosos (amêndoas, avelãs, nozes), barras proteicas e frutas frescas, para comer durante os intervalos das refeições ou como opção para emergência. Se for viajar de avião, opte por guardar estes snacks na sua bagagem de mão.

3 – Dê asas aos seus dotes culinários

Se estiver hospedado num apart-hotel ou numa casa, pode optar por preparar algumas refeições saudáveis. Deste modo cuida melhor da sua saúde e até pode ser uma forma de economizar algum dinheiro em comida.

4 – Evite alimentos hipercalóricos

Evite alimentos ultra processados, hipercalóricos ​​e fast food, que são geralmente ricos em açúcar, gordura e sódio. Em vez disso, opte por alimentos frescos e menos processados.

5 – Controle o tamanho das porções

Quando comer fora, procure controlar o tamanho das porções, evite pratos muito grandes ou partilhe uma refeição/dose com um familiar ou amigo. Além disso, é sempre importante optar por alimentos mais saudáveis, como saladas, legumes cozidos, frango grelhado, peixe ou marisco. No caso de viajar para países de climas quentes e com padrões higiénico-sanitários menos rigorosos dê primazia a alimentos bem cozinhados em vez de crus ou mal cozinhados.

6 – Não se prive

É claro que é muito importante manter uma alimentação saudável todos os dias, mas não se prive de experimentar alimentos novos e iguarias locais. Por isso, disfrute da viagem e da gastronomia local, mas procure fazer escolhas sensatas e equilibradas.

7 – Beba bastante água

Beber bastante água é fundamental, para se manter hidratado, conferir saciedade e para ajudar a evitar ingestão de calorias em excesso. Por vezes, a sensação de sede é confundida com fome, e por isso, beber água pode contribuir para um melhor controlo o apetite. Se for viajar para países tropicais é importante beber apenas água engarrafada e com a tampa intacta, para minimizar a possibilidade de “diarreia do viajante”.

 

Lembre-se que manter uma alimentação saudável durante as viagens pode ser um desafio, mas é possível com um pouco de planeamento e disciplina. Não deixe que uma viagem arruíne a sua dieta. Com estes cuidados, pode continuar a cuidar da sua saúde e aproveitar ao máximo a sua viagem.