Leves e deliciosos, os gelados são a opção ideal para se refrescar nos dias quentes de verão. Mas será que são mesmo leves, ou acarretam um peso adicional à sua dieta?

Esta é uma dúvida que assola muitas pessoas, tanto em dieta e por isso, com restrições alimentares, ou que se preocupam de algum modo em manter o peso controlado.
Não se preocupe, até porque temos boas notícias para si! Não precisa de abolir completamente os gelados, mas é importante que tenha alguns cuidados adicionais de modo a evitar dissabores.

Na verdade, os gelados podem ser uma fonte de açúcar e gordura. Contudo, este teor varia em função dos seus constituintes. Nos gelados embalados, tenha sempre o cuidado de ler a lista de ingredientes, sendo que os que aparecem em primeiro lugar, estão em maior quantidade. Por isso, quando o açúcar e/ou nata surgem em primeiro lugar, esse gelado não é de todo uma boa opção. E claro, é importante estar atento também ao seu valor calórico.

Nos supermercados existem algumas opções sem adição de açúcar. Na hora de escolher, opte por um gelado que tenha no máximo 50 calorias e até 5g de açúcar, por 100 ml de produto. Ainda assim, um dos cudados a ter, é o controlo da quantidade: mais vale comer um gelado, em dose individual, do que ter uma caixa de gelado no congelador, que vai acabar por comer, possivelmente, sem controlar a dose.

Já nas gelatarias, opções não faltam: desde os sorvetes, aos toppings, as escolhas passam também pelos gelados de chocolate, à fruta caramelizada e bolachas de baunilha prontas a serem incluídas no seu pedido, entre muitas outras opções.
Nessas circunstâncias, prefira uma bola de sorvete de fruta simples, em copo, sem bolacha ou cobertura adicional.

Ainda assim, continua com a mesma dúvida: “Os gelados podem ser saudáveis?” A resposta é: “Sim, podem!” Prefira fazê-los em casa até porque, são muito fáceis de preparar.

Só precisa de uma liquidificadora, formas para gelados e ingredientes adaptados à sua dieta tais como:

  • Dieta Biotrês gelatina ou batido
  • Fruta fresca;
  • Iogurte magro ou queijo cremoso magro;
  • Água e/ou gelo;
  • Adoçante não calórico (sucralose ou stevia).

É certo que existem gelados para todos os gostos. Alguns são autênticas bombas calóricas, enquanto outros são mais equilibrados do ponto de vista nutricional, por isso faça escolhas inteligentes.

É possível encontrar opções industriais pouco calóricas, mas se tiver oportunidade, o melhor é fazer o seu próprio gelado com ingredientes frescos e nutritivos.

Deixamos-lhe duas receitas saudáveis de gelado que pode incluir na sua dieta, mas é importante que respeite a fase em que se encontra. Delicie-se, sem perder a cabeça!

Gelado de pêssego e lima

Gelado cremoso de baunilha