engordar fim de semana

Como não engordar no fim-de-semana?

De segunda a sexta-feira consegue cumprir a dieta sem problemas, certo? Mas, quando chega o fim de semana a vontade de comer alimentos mais calóricos aperta. As pipocas no cinema, os jantares com os amigos, os almoços de família e as festas de aniversário parecem tentações difíceis de resistir.

Se o seu propósito é emagrecer e atingir um peso mais saudável, aproveite as nossas dicas e desfrute do seu fim de semana sem sabotar a dieta.

1 – Não salte refeições

Ao saltar uma refeição, provoca uma descompensação no seu organismo. Isto leva a uma maior dificuldade no controlo do apetite, fazendo com que sinta mais fome na próxima refeição. Por isso, tente manter os horários do fim-de-semana parecidos com o restante da semana. Uma boa estratégia pode passar por ter sempre à mão uma lancheira com snacks saudáveis (1 peça de fruta, ovo cozido, frutos oleaginosos, iogurte magro sem adição de açúcar).

2 – Coma antes de ir para as festas

Evite chegar às festas com fome. Aniversários, jantares de amigos e almoços de família são momentos de confraternizações excelentes para conviver com os seus entes mais queridos. Contudo, essa convivência não deve ser desculpa para comer todos os salgadinhos e doces que lhe aparecem à frente. Se fizer um pequeno snack antes de sair de casa, comer uma fruta, um iogurte, um ovo cozido ou uma sopa de legumes, seguramente vai fazer escolhas mais inteligentes e controlar melhor a quantidade do que vai comer na festa.

3 – Limite os excessos a uma só refeição

Sente que depois de abrir exceção à dieta numa refeição, a vontade de continuar a comer alimentos calóricos e doces aumenta e mantém-se durante todo o fim de semana? E nestas situações é invadido por pensamentos do género “Perdido por 100, perdido por 1000”?
Então, lembre-se que queimar 100 calorias no ginásio, é bastante diferente de queimar 100 + 900 calorias. Mantenha o controlo! Se sabotar a dieta numa refeição, não salte as refeições seguintes e nem deixe de comer. Mantenha a dieta, continue firme no seu objetivo e procure fazer algum exercício extra para contrabalançar os excessos.

4 – Mantenha um estilo de vida ativo

Para além de ajudar a queimar umas calorias extra, a prática de exercício físico aumenta a produção de substâncias que promovem a sensação de bem-estar. Deste modo, não precisa de procurar essa compensação em alimentos hipercalóricos. Fazer caminhadas, corridas, andar de bicicleta, fazer surf, jogar futebol, dançar, o importante é que se mexa mais.

Se tiver abusado numa refeição, tenha o cuidado de voltar à rotina habitual. Beba mais água, faça refeições mais ligeiras e mais exercício físico. Atenção, pois passar muitas horas sem comer não é uma boa estratégia de compensação, apenas vai contribuir para tornar o seu metabolismo mais lento.

Siga as nossas dicas e acredite: será mais simples manter a linha, mesmo ao fim de semana!