5 Vantagens do Peixe na Perda de Peso

O peixe é sem dúvida um alimento saudável que deve incluir na sua alimentação, sendo esta uma recomendação consensual entre os nutricionistas. De acordo com a nova roda dos alimentos, o peixe faz parte do grupo “Carnes, Pescado e Ovos” e é aconselhada uma ingestão diária entre os 45 e 135g de alimentos neste grupo. Saiba quais as vantagens do consumo de peixe na perda de peso e como incorporar esta proteína saudável nas suas refeições diárias.

  1. Útil na construção de massa muscular

O pescado é uma das melhores fontes para obter proteína de alto valor biológico. Rica em aminoácidos essenciais que o nosso corpo não consegue sintetizar e  que são fundamentais na construção de massa muscular. Além disso, as proteínas do peixe são mais fáceis de digerir e absorver em comparação com a proteína da carne.

  1. Baixo em calorias

O peixe tem menos calorias e gordura saturada do que as carnes que normalmente são consumidas como fonte de proteína. Outra vantagem do peixe face à carne é que este tem menos gordura, e a gordura que contém é de melhor qualidade.

  1. Fonte de nutrientes vitais

Contém vitaminas lipossolúveis A e D, uteis para a saúde visual e da pele. Vitaminas do complexo B, nomeadamente vitamina B12, fundamental para formação de glóbulos vermelhos e renovação celular. E ainda minerais como potássio, útil na manutenção do equilíbrio hídrico e contração muscular. Fósforo fundamental na transmissão de impulsos nervosos e metabolismo energético. Selénio com ação antioxidante e o iodo essencial para o bom funcionamento da tiroide.

  1. Benéfico para o coração

A American Heart Association recomenda a ingestão de peixe gordo, como por exemplo cavala, sardinha, atum e salmão, 2 a 3 vezes por semana, pelo seu efeito protetor nas doenças cardiovasculares.

  1. Reduz a inflamação

O pescado é uma fonte de ómega 3, gordura boa e essencial à saúde. Um poderoso agente na luta contra processos inflamatórios, associados à obesidade e a outras doenças crónicas como diabetes tipo 2 ou colesterol elevado.

  1. Combate o stress

O consumo de peixe, por ser rico em ómega 3, ajuda também a controlar os níveis de stress, algo fundamental no controlo da perda de peso. O stress eleva os níveis de cortisol, que favorece a retenção de líquidos e acumulação de gordura.

  1. Melhora a qualidade do sono

A vitamina D presente no peixe beneficia uma melhor qualidade de sono. Por sua vez, o sono de boa qualidade beneficia o controlo das hormonas que regulam o apetite e a recuperação muscular.

 

Para além de todos os benefícios associados ao consumo de peixe, é também importante relembrar que em Portugal, é simples incluir mais peixe às suas refeições principais, tendo em conta a variedade de peixe que a costa portuguesa oferece. Aliado a isso, e para facilitar uma maior aposta em refeições de peixe na sua alimentação, sugerimos-lhe que encontre receitas simples, rápidas e saborosas com o selo Dieta Biotrês.