Será que comer menos funciona?

Decidiu perder peso e ficar em forma e, por isso, aplicou a velha máxima: “coma menos e mexa-se mais”.

Mas será que emagrecer de forma saudável e sustentável é assim tão simples? Será que comer pouco é, a longo prazo, uma solução acertada?

Se está confuso, não se preocupe – a Dieta Biotrês esclarece.

Reduzir calorias sim, mas não em excesso

Para conseguir emagrecer, é certo que é necessário reduzir as calorias que está a consumir face às que está a gastar, ou seja, criar um défice calórico. No entanto, fazer uma dieta demasiado restritiva e reduzir calorias de modo excessivo pode ter o efeito oposto ao desejado, tornando o seu metabolismo mais lento, pois existe uma tendência do corpo em adaptar-se para compensar essa escassez alimentar.

Nutrir para assegurar um emagrecimento saudável

As necessidades energéticas (ou seja, a quantidade de calorias que necessita de ingerir por dia) variam de pessoa para pessoa, e dependem do género, idade, altura e atividade física. Contudo, se simplesmente comer menos, sem a orientação de um nutricionista, corre o risco de desenvolver carências nutricionais. Assim, para conseguir perder peso de forma saudável, é essencial adequar o aporte de nutrientes às suas necessidades, de modo a permitir o gasto das reservas de gordura e a preservação da massa magra.

Olhe para a qualidade e não apenas para a quantidade

Em vez de se preocupar apenas em reduzir quantidades e comer cada vez menos, é essencial, no seu dia a dia dar prioridade a alimentos de melhor qualidade nutricional. Fast-food e produtos alimentares altamente processados devem ser substituídos por refeições mais ricas nutricionalmente, isto é, alimentos que forneçam ao seu corpo nutrientes essenciais. Por isso, na sua lista de compras deve incluir legumes, frutas, carnes magras, peixes gordos e magros, ovos, cereais integrais, lacticínios magros, frutos oleaginosos e sementes.

Adote mudanças positivas

Procure fazer pequenas mudanças na sua rotina diária que o ajudem a promover a sua saúde e não se foque apenas em comer de modo restritivo. Precisa de ideias? Aqui vão algumas: faça 30 minutos de caminhada diária, beba 8 copos de água por dia, reserve tempo para planear as refeições da semana, cozinhe mais em casa, coma mais vegetais, respeite os seus sinais de fome e saciedade e durma pelo menos 8 horas por noite. Assim, mais do que fazer dieta, pense em fazer mudanças de hábitos que queira manter para a vida e que o ajudem a sentir-se com vitalidade e energia.