7 Dicas para Organizar o seu Frigorífico

O frigorífico é um electrodoméstico essencial e, como tal, deveremos ter algum cuidado e conhecimento ao arrumá-lo.

A temperatura do frigorífico deve variar entre os -3ºC aos 4ºC, sendo a ideal para conservar os alimentos e retardar o aparecimento de bactérias.

No que toca à organização, há vários aspetos a ter em conta. Siga as nossas dicas e potencie o uso do seu electrodoméstico:

1. Os laticínios e derivados, como o leite, queijo e iogurtes, devem ser colocados na prateleira de cima, uma vez que é um dos locais mais frios do frigorífico. Aqui também deve colocar alimentos cozinhados, sempre muito bem-acondicionados, sendo que são alimentos mais propícios ao desenvolvimento de bactérias.

2. Os legumes e frutas devem ser sempre lavados e secos antes de serem colocados no frigorífico. Evite o uso de plástico e coloque estes alimentos na gaveta do fundo ou na última prateleira do frigorífico.

3. Na prateleira anterior à das frutas e verduras deve colocar alimentos crus como carne, peixe e marisco. Os alimentos crus não devem estar em contacto com outros alimentos e, sempre que possível, coloque-os em caixas de vidro.

4. Na porta do frigorífico devem estar alimentos como manteiga, água e sumos, assim como alimentos que refiram no rótulo “colocar no frio depois de aberto”. Se preferir, embora não seja obrigatório serem refrigerados, os ovos também podem ficar neste local.

5. Não coloque tachos e panelas com restos de comida no frigorífico. Os restos dos alimentos cozinhados devem ser guardados em recipientes de vidro transparentes para os alimentos ficarem visíveis e não serem passíveis de contaminação. Retire os também alimentos das embalagens de cartão e de plástico uma vez que estas também podem representar foco de contaminação.

6. Limpe o frigorífico regularmente, de modo a evitar o desenvolvimento de microrganismos nocivos e bactérias que podem contaminar a comida.

7. Evite abrir demasiadas vezes o frigorífico, uma vez que irá provocar aumento de temperatura interna e, consequentemente, maior consumo energético.

Siga as nossas dicas e organize e potencie a rentabilidade deste electrodoméstico tão importante no nosso dia-a-dia.