Chegou! Sabe o quê? Aquela altura do ano em que os dias são compridos, o tempo está agradável e convida a momentos bem passados à volta da mesa com a família e amigos…  Sim, é isso! O verão está aqui e traz com ele vontade de convívios e petiscadas.

Ainda que, com a situação pandémica atual, não possamos fazer reuniões como gostaríamos, não há motivos para não lhe podermos (re)lembrar algumas das melhores alternativas para petiscos de verão e que não possa disfrutar deles.

Caracóis

Adorados por uns e odiados por outros, os caracóis são um molusco terrestre. Ricos em proteína e com baixo valor calórico, são uma ótima opção para petiscar. Tenha sempre em atenção o molho em que foram feitos, e evite o famoso “molhar o pão”.

Moelas

Fonte de proteína de alto valor biológico e pobres em gordura, são tradicionalmente consumidas estufadas. Nada apontar a este prato típico, desde que seja cauteloso com o molhar do pão no molho.

Bivalves

Ameijoa, berbigão, mexilhão, lingueirão, ostras… há de todas as formas, feitios e para todos os gostos. Podem ser consumidos como complemento de um prato principal ou podem ser os reis da festa. Sendo tanta a diversidade, existem também inúmeras formas de confecionar. São uma fonte natural de iodo e vitamina B12.

Mariscos

Um dos petiscos mais adorados, mas infelizmente, responsáveis por uma das alergias alimentares mais comuns. São uma boa fonte proteica com baixo valor energético, sendo provavelmente o camarão o mais comumente consumido. Pode utilizá-los nas suas receitas favoritas, evite apenas as alternativas fritas.

Moluscos

Achou que íamos falar de choquinhos fritos? Desengane-se! Espetadas de chocos, polvo à galega, lulas recheadas, entre outros, são alguns dos exemplos de pratos que tão bem conhecemos e dão ótimos petiscos em dias quentes.

Tremoços

Da família das leguminosas, o tremoço é rico fibra e uma boa opção de proteína vegetal. São um ótimo snack, devido ao seu baixo valor calórico, mas a sua casca pode ser difícil de digerir, podendo provocar flatulência aos mais sensíveis. Geralmente comercializados em água salgada, devem se bem lavados para retirar o excesso de sal.

Bruschettas

Emprestadas da gastronomia italiana, as bruschettas vieram para ficar. São fatias de pão, geralmente cobertas por tomate, queijo ou outras fontes proteicas e depois assadas no forno. É um daqueles petiscos onde pode dar asas à sua imaginação e fazer as combinações que mais gosta.

Caldo verde

Quem nunca, depois de uma tarde de petiscos, encerrou o festim com um belo de um caldo verde? E porque não tornar este favorito da gastronomia portuguesa numa versão deliciosa e mais leve? Deixamos-lhe uma receita do nosso Facebook para que possa testar por si.

Sangria

Achava que nos esquecíamos das bebidas alcoólicas? Nem pensar! Apesar se não serem as melhores opções alimentares e poder considerar substituí-las por águas aromatizadas refrescantes, deixamos-lhe uma receita de sangria light. Mas não se esqueça, álcool sempre com (muita) moderação.